O IEDE

História

Em meados da década de 60, o Centro de Diabetes do Hospital Moncorvo Filho transformou-se no Centro de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, posteriormente nomeado Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE). A mudança aconteceu após a assinatura do Decreto 350 pelo governador do Rio de Janeiro, na época, Negrão de Lima.

Desde então, o IEDE vem se destacando como um centro de excelência no tratamento, ensino e pesquisa de doenças endocrinológicas e metabólicas. Suas atividades são nacionalmente reconhecidas.

Além do atendimento e acompanhamento da população, o Instituto também se tornou pioneiro em diversas atividades acadêmicas como: os cursos de Especialização em Diabetes e Endocrinologia e a Residência em Endocrinologia e Metabologia, primeira na área a ser aprovada pela Comissão Nacional de Residência Médica.

O IEDE fica localizado na Rua Moncorvo Filho, n° 90, no Centro/RJ.

IEDE e Tradição – Curso de Pós-Graduação em Endocrinologia

A formação de pós-graduados em Endocrinologia sempre andou a pleno vapor, chegando hoje a 22 alunos formados a cada ano. Atualmente, Já somos mais de 500.

A pesquisa clínica, por outro lado, andou adormecida até a virada do século, quando escassearam as publicações e a formação acadêmica ficou praticamente limitada ao Mestrado. Tínhamos à época somente 1 Doutor e eram poucos os trabalhos científicos que chegavam sequer à submissão.

Foi quando se iniciou um planejamento estratégico, visando primariamente o estímulo à formação de Doutores e à publicação de trabalhos científicos. As monografias que faziam parte dos requisitos do curso deram lugar a trabalhos científicos de conclusão de curso. Criou-se também a reunião acadêmica, que reúne na primeira segunda- feira de cada mês os principais envolvidos com o ensino e a pesquisa no IEDE. Participam o Diretor-Geral, o Diretor Emérito, a Diretora de Assistência, o Diretor de Ensino e Pesquisa, os Coordenadores do Curso, os Chefes de Serviços, a Coordenadora do CEP, a Presidente do Centro de Estudos e o Coordenador da Residência Médica. Ali são debatidos os temas mais importantes sobre pesquisas e as questões do alunato. Ao longo dos últimos 15 anos, foram mais de 150 reuniões. Parece que a estratégia deu certo. Se considerarmos os 2 indicadores principais, hoje o IEDE já conta com 15 doutores e a produção científica se multiplicou, com mais de 200 artigos publicados desde então.

O ensino e a pesquisa sempre fizeram parte da vocação do IEDE e hoje se consolidam como componentes indissociáveis de nossa Missão.

O IEDE